Brasil: gastos de TI chegam a 9,6% do PIB em 2010, diz Gartner

O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, previu nesta terça-feira, em São Paulo, que os gastos dos usuários finais de TI no Brasil devem chegar a R$ 101,3 bilhões em 2010, um percentual de 9,6 % do Produto Interno Bruto do País. A taxa dos gastos de Ti com relação ao PIB estaria, de acordo com o Gartner, acima da média de 6,1% para todos os Brics – Brasil, Rúsia, Índia e China.
Os gastos com TI no Brasil são mais que o dobro do que na Rússia e superam os da Índia em 33%. Sendo a décima maior economia global, o País é o segundo maior mercado de TI entre as potências emergentes, perdendo apenas para a China.
Peter Sondergaard, vice-presidente sênior do Gartner Research, diz que “como percentagem do PIB, os gastos de TI no Brasil estão crescendo mais rapidamnente do que na Rússia, Índia e China, porque a TI é difundida entre as organizações de grande porte e empresas de pequeno e médio porte, governo e todos os segmentos de consumo”. O executivo destaca a diferença entre os mercados. “Isso é diferente de outros países dos Brics, como a Índia, onde os gastos de TI são cocentrados principalmente em serviços e como a China, onde a concentração é em grande projetos de TI do governo central.”
Os gastos com TI no Brasil quase dobraram no último ano. Segundo Donald Feinberg, chairman do Simpósio e vice-presidente e analista emérito do Gartner, o desembolso do País de uma forma geral cresceu 83% entre abril de 2009 e abril deste ano. “Não gastamos muito com TI. Certamente gastamos menos do que poderíamos e menos do que deveríamos”, afirmou.
Também de 2009 para 2010, a América Latina deu um salto: a região, que representava 1,3% dos gastos mundiais com TI, hoje representa uma parcela de 4%.
As empresas brasileiras, em média, aplicam 2% de seus lucros em Tecnologia da Informação, enquanto a média mundial varia entre 4% e 5%.
O encontro com a imprensa em São Paulo, nesta terça, anuncia o Symposium ITxpo Brazil 2010, principal evento mundial do Gartner que acontece em apenas cinco países e que será realizado pela primeira vez no Brasil, até esta quinta-feira, no WTC Hotel (Av. das Nações Unidas, 12559, em São Paulo).
O simpósio reúne mais de mil participantes, 21 analistas e oferece 83 palestras, sendo 50 apresentações Gartner, 2 Keynotes, 1 Painel Mastermind, 3 Casos de Sucesso de Clientes, 6 Workshops, 8 Roundtables, 3 Clínicas de Contratos e 2 Clínicas de Estratégia de TI e 6 Apresentações de Quadrantes Mágicos.

fonte TerraTecnologia, por HERMANO FREITAS – Direto de São Paulo

Ai você me pergunta, o que eu tenho a ver com isso? Tem a ver que todo o país está investindo em informática e ao invés de ficar coçando o saco na cadeira do computador o dia inteiro, trate de se preparar pra não ficar reclamando pra mamãe que tá em grana pra sair pra balada.

Estude, rale…ai sim você terá chance!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s