Discriminação e preguiça dos “grandes” atrapalham desenvolvimento profissional dos Tecnólogos

Profissionais formados em cursos superiores tecnológicos – como os da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) – enfrentam dificuldades de acesso ao mercado de trabalho por não terem o título de bacharel. Apesar dos discursos favoráveis de governos e especialistas, empresas estatais, como Petrobrás, Caixa Econômica Federal, EMTU e Metrô de São Paulo, excluem os tecnólogos dos editais de concurso público.

A oferta de cursos superiores tecnológicos vem crescendo no País, em grande parte incentivada pelos governos federal e estaduais. Em apenas dois anos, de 2006 a 2008, o número de vagas desses cursos cresceu 45%, segundo os dados mais recentes do Censo da Educação Superior do Instituto de Pesquisas Educacionais (Inep). Os alunos da graduação tecnológica representam 10% do total de matriculados no ensino superior.

Um dos motivos da exclusão dos tecnólogos dos quadros de funcionários é a lentidão no processo de mudança de algumas companhias, acredita a professora de gestão de pessoas da Fundação Getúlio Vargas Anna Cherubina Scofano. “Temos alguns elefantes brancos que não se atualizam. Seria preciso mexer em práticas já institucionalizadas e fazer uma análise de mercado e dos cursos”, afirma. “Mas grande parte do mercado aceita bem, porque dá enfoque para as competências.”

Marcus Soares, professor de gestão de pessoas do instituto Insper, atribui o fenômeno em grande parte a um “mal entendido”. “Há uma confusão com a nomenclatura da profissão, que cria uma interpretação incorreta de que é um curso técnico, de menos valia”, afirma. “Quando uma empresa contrata, quer sempre alguém com formação melhor do que exige a posição. Isso também pode contribuir para a discriminação.”

Segundo o professor, a discriminação tende a diminuir a médio e longo prazo por causa do chamado “apagão de mão de obra”. “O mercado pode ser forçado a mudar. Se aumentar a demanda por mão de obra e as companhias quiserem preencher seus cargos, elas vão ter de aceitar os tecnólogos.”

Para o presidente do Sindicato dos Tecnólogos, Décio Moreira, a reserva de mercado de outras categorias também causa dificuldades aos formados. “A empregabilidade dos cursos é alta, mas a questão é o tipo de responsabilidade que nos deixam assumir. Um tecnólogo está completamente apto em sua área de formação, mas nem sempre isso é reconhecido”, diz.

O tecnólogo em instalações hidráulicas José Eduardo Radaelli enfrentou problemas com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo (Crea-SP). “Precisei entrar na Justiça. Em 2005, consegui uma liminar que me autorizava a assinar projetos na minha área”, contou. Mesmo com as dificuldades, Radaelli não se arrepende da opção por um curso tecnológico. “Apesar da discriminação, recomendo plenamente o curso.”

Natural. O coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza (que mantém as Fatec), Angelo Luiz Cortelazzo, diz que a dificuldade com os órgãos de classe é natural. “Toda nova profissão tem dificuldade em se estabelecer. Isso vai melhorar com a ocupação dos espaços corporativos pelos tecnólogos.”

Cortelazzo acredita que uma postura mais correta das instituições de ensino também ajudaria a classe. “Às vezes são as próprias faculdades que fazem propaganda dos cursos de tecnologia como “rapidinho”, dizem que você pode em seguida fazer uma graduação “plena””, critica.

Agora, para quem não sabe, ou faz de conta que não sabe…

Graduação tecnológica
Curso de nível superior que visa a formar profissionais altamente especializados para atender campos específicos do mercado de trabalho. Ensino costuma ter enfoque prático, com estágio supervisionado. Duração oscila entre 2 e 4 anos. Permite entrada em mestrado e doutorado.

Bacharelado
Graduação superior mais tradicional, que oferece uma formação ampla, contemplando teoria e prática. Curso pode durar de 4 a 6 anos e permite entrada em programas de mestrado e doutorado.

Licenciatura
Curso de nível superior para a formação professores da educação básica. Inclui matérias focadas em aspectos pedagógicos e estágio obrigatório. Permite entrada em programas de mestrado e doutorado.

Luciana Alvarez – O Estado de S.Paulo


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s