Como aliviar o Stress

Quem não experimentou num momento ou outro da vida a sensação de estar prestas a explodir ou de sentir-se incapaz de enfrentar os problemas e as preocupações do dia-a-dia?

Se um simples aborrecimento, como um engarrafamento, pequenas coisas como barulhos ou coisas do dia-a-dia lhe provoca uma explosão de cólera, encare o fato como um sintoma de stress e considere-o um sério aviso de que está se deixando dominar pelo acontecimento. (!)

É relativamente fácil atenuar este tipo de stress ligado aos acontecimentos do cotidiano. Pratique com regularidade EXERCÍCIO FÍSICO OU EXERCÍCIOS DE RELAXAMENTO, dê passeios pelo campo, ouça música ou compre um animal de estimação. Qualquer destas atividades tem demonstrado particular eficácia no combate ao stress.
No entanto, o stress causado por um grande desgosto ou uma profunda transformação operada na vida da pessoa — por exemplo, a perda de um ente querido ou o nascimento de um filho — é normalmente muito mais difícil de ultrapassar e se não for tratado, pode provocar dores de cabeça, insônia e depressão.

Como ajudar-se a si próprio:

Fale sobre os seus problemas ou preocupações com um familiar, um amigo de confiança ou o seu médico. Por vezes, o simples fato de desabafar contribui para reduzir a gravidade de um problema às suas reais dimensões, ou permite encará-lo sob uma perspectiva mais objetiva. No entanto, conversar com alguém acerca dos seus problemas não deve excluir a firme disposição de efetivamente resolvê-los. Mais cedo ou mais tarde, terá de decidir quais são os seus verdadeiros problemas, enfrente-os e procure resolvê-los, concentrando-se num de cada vez.
Colha os benefícios de seguir rotinas regulares: faça as refeições sem afobação, faça uma alimentação saudável (tente ao menos!), cuide bem da sua higiene pessoal e do vestuário (cuidar do vestuário, não significa colocar roupas novas. Significa usar roupas limpas, que te deixem a vontade), cultive hobbies e promova boas relações de amizade.
Adote uma atitude mental flexível e positiva, que o ajudará a não ficar deprimido ou irritado se os acontecimentos tomarem um rumo diferente do esperado. Quem responsabiliza a vida ou os outros pelos seus problemas ou dificuldades tem menor capacidade para combater o stress.

Enfrente a vida com uma atitude positiva, que contribuirá para criar em si a sensação de dominar os acontecimentos.

Tenha um bom dia.

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